A atenção e o respeito pelas culturas "locais" derivam apenas do conhecimento dos mecanismos, motivações e características da diversidade.Toda sociedade se projeta no espaço em que vive e nos objetos que utiliza, descreve sua própria visão do mundo, ao mesmo tempo em que inscreve as imagens que possui, reflete-se.
No atual processo de globalização da economia mundial, onde a importância da criatividade local é redescoberta dia após dia, este projeto propõe a análise e o "redesenho" de uma série de objetos da cultura material africana.
O tema específico deste projeto é o desenvolvimento de uma coleção de produtos "híbridos" a partir da análise de 3 peças africanas tradicionais, usando material reciclado,
desenvolvendo uma coleção que será produzida e comercializada posteriormente pela carpintaria social K-ALMA(Roma) .
Observar os sistemas e formas africanas já conhecidos da tradição etnográfica, do ponto de vista de um designer , é um exercício fundamental para o desenvolvimento de um verdadeiro sistema local de projetos, onde é necessário identificar-se com as próprias formas, cores e técnicas de cultura local.
O projecto fue desenvolvido sobre a análise de três ícones do design vernacular africano: O banquinho em 2 peças, a mesa dobrável e os brinquedos feitos com material reciclado.